Bitcoin é anônimo? O que acontece quando bitcoins são perdidos?

Bitcoin é anônimo?
A Bitcoin é designada para permitir aos usuários enviar e receber pagamentos com um grande nível de privacidade, assim como qualquer outra forma de pagamento. Entretanto, Bitcoin não é anônima e não pode oferecer o mesmo nível de privacidade que o papel moeda. O usuário da Bitcoin deixa uma extensiva lista de dados públicos. Vários mecanismo existem para proteger a privacidade dos usuários, e mais outros estão em desenvolvimento. Porém, ainda existe trabalho a ser feito antes que esses mecanismos sejam utilizados corretamente pela maioria dos usuários da Bitcoin.

Algumas preocupações foram levantadas de que as transações privadas poderiam ser usadas para fins ilegais com Bitcoin. No entanto, é interessante notar que o Bitcoin, sem dúvida, será submetido a regulamentos semelhantes que já estão em vigor dentro de sistemas financeiros existentes. Bitcoin não pode ser mais anônimo do que o dinheiro e não é susceptível de impedir investigações criminais de serem conduzidas. Além disso, o Bitcoin também é projetado para evitar uma grande variedade de crimes financeiros.

O que acontece quando bitcoins são perdidos?
Quando um usuário perde a carteira, seu dinheiro é retirado de circulação. Os Bitcoins perdidos ainda permanecem na block chain, assim como quaisquer outros bitcoins. No entanto, perder bitcoins é mantê-los perdidos para sempre, porque não há nenhuma maneira de alguém encontrar a chave privada que lhes permitiria serem gastos novamente. Por causa da lei da oferta e da procura, quanto menos bitcoins estão disponíveis, aqueles que estão à esquerda estarão em maior demanda e haverá um aumento no valor para compensar.

Bitcoin pode tornar-se uma grande rede de pagamento?
A rede Bitcoin já pode processar um número muito maior de transações por segundo do que já processa hoje. No entanto, não é totalmente preparada para ser dimensionada para o nível das grandes redes de cartão de crédito. Os trabalhos estão em curso para levantar as limitações atuais, e as futuras exigências já são bem conhecidas. Desde o início, todos os aspectos da rede Bitcoin tem sido um processo contínuo de maturação, otimização e especialização e, isso deve-se esperar que permaneça assim durante alguns anos. Como o tráfego cresce, mais usuários Bitcoin podem utilizar clientes leves e os nós de toda a rede podem se tornar um serviço mais especializado. Para mais detalhes, consulte página Scalability no Wiki.

Legal
Bitcoin é legal?
Até onde sabemos, o Bitcoin não foi proibido pela legislação na maioria dos países. Entretanto, alguns países (como a Argentina e a Rússia) restrigem muito ou proibem moedas estrangeiras. Outros (como a Tailândia) podem limitar o licenciamento de certas entidades, como exchanges de Bitcoin.

Reguladores de várias jurisdições estão tomando medidas para proporcionar aos indivíduos e empresas com regras sobre como integrar essa nova tecnologia com o formal e regulamentado sistema financeiro. Por exemplo, o Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), um setor dentro do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, emitiu orientações não vinculativas sobre a forma como ele caracteriza certas atividades que envolvam moedas virtuais.

Bitcoin é útil para atividades ilegais?
Bitcoin é dinheiro, e dinheiro sempre foi usado tanto para fins legais e ilegais. Dinheiro, cartões de crédito e sistemas bancários atuais superam amplamente o Bitcoin em termos de seu uso para financiar crimes. O Bitcoin pode trazer inovação significativa nos sistemas de pagamentos e os benefícios dessa inovação são muitas vezes consideradas como muito além de suas desvantagens potenciais.

Bitcoin é projetado para ser um enorme passo em frente em ganhar dinheiro mais seguro e também poderia atuar como uma proteção significativa contra muitas formas de crime financeiro. Por exemplo, bitcoins são completamente impossível de falsificar. Os usuários estão em pleno controle de seus pagamentos e não pode receber encargos não aprovadas, como a fraude de cartão de crédito. As transações de Bitcoin são irreversíveis e imune a cobranças fraudulentas. Bitcoin permite que o dinheiro a ser protegidos contra roubo e perda de utilização de mecanismos muito fortes e úteis, tais como cópias de segurança, criptografia e várias assinaturas.

Foram levantadas algumas questões que o Bitcoin poderia ser mais atrativo para os criminosos, porque pode ser usado para fazer pagamentos privados e irreversíveis. No entanto, esses recursos já existem com o dinheiro e transferência bancária, que são amplamente utilizados e bem estabelecidos. O uso do Bitcoin será, sem dúvida, submetido a regulamentos semelhantes aos que já estão em vigor dentro de sistemas financeiros existentes e o Bitcoin não é suscetível de impedir que investigações criminais sejam conduzidas. Em geral, é comum para as descobertas importantes serem entendidas como duvidosas antes que seus benefícios sejam bem compreendidos. A Internet é um bom exemplo dentre muitos outros para ilustrar isso.

Bitcoin pode ser regulamentado?
O protocolo Bitcoin em si não podem ser modificado sem a cooperação de quase todos os seus usuários, que escolhem o software que utilizam. A tentativa de atribuir direitos especiais a uma autoridade local nas regras da rede global Bitcoin não é uma possibilidade prática. Quaisquer organizações ricas podiam optar por investir em hardware de mineração para controlar metade do poder de computação da rede e tornar-se capaz de bloquear ou reverter transações recentes. No entanto, não há garantia de que eles poderiam manter este poder uma vez que esta exige investir tanto que todos os outros mineiros do mundo.

É, no entanto, possível regular o uso de Bitcoin de forma similar a qualquer outro instrumento. Assim como o dólar, bitcoin pode ser usado para diversos fins, alguns desses podem ser considerados legítimos ou não, de acordo com a lei de cada jurisdição. Nesse sentido, Bitcoin não é diferente de qualquer outra ferramenta ou recurso e pode ser sujeito a diferentes regulações em cada país. O uso de Bitcoin pode ser dificultado por regulações restritivas, nesse caso é difícil determinar a porcentagem de usuários que continuariam a usar a tecnologia. Um governo que venha a banir o Bitcoin estaria atrapalhando o desenvolvimento de negócios e mercados, movendo a inovação a outros países. O desafio de reguladores é, normalmente, desenvolver soluções eficientes sem atrapalhar o crescimento de mercados emergentes e negócios.

E quanto a impostos e Bitcoin?
Bitcoin não é uma moeda fiduciária com estado de moeda legal em nenhuma jurisdição, mas frequentemente os impostos se aplicam independentemente do meio utilizado. Há uma grande variedade de legislações em várias diferentes jurisdições que poderiam fazer com que renda, vendas, folhas de pagamento, ganhos de capital, ou qualquer outra forma de responsabilidade fiscal surja com Bitcoin.

E quanto à proteção do consumidor e o Bitcoin?
Bitcoin está liberando as pessoas para fazer transações em seus próprios termos. Cada usuário pode enviar e receber pagamentos de forma semelhante ao dinheiro, mas eles também podem tomar parte em contratos mais complexos. Assinaturas múltiplas permitem que uma transação seja aceita pela rede somente se um determinado número de um grupo definido de pessoas concordar em assinar a transação. Isso permite que serviços inovadores de mediação de disputas sejam desenvolvido no futuro. Tais serviços podem permitir a um terceiro, aprovar ou rejeitar uma transação em caso de desacordo entre as outras partes sem ter controle sobre o dinheiro. Ao contrário de dinheiro e outros métodos de pagamento, Bitcoin sempre deixa uma prova pública de que a transação ocorreu, o que pode potencialmente ser usada em um recurso contra as empresas com práticas fraudulentas.

Também vale a pena notar que, enquanto comerciantes normalmente dependem de sua reputação pública para continuar no negócio e pagar seus empregados, eles não têm acesso ao mesmo nível de informações quando se trata de novos clientes. A maneira que Bitcoin funciona permite que indivíduos e empresas se protejam contra estorno, enquanto dá ao consumidor a escolha de pedir mais proteção quando eles não estão dispostos a confiar em um comerciante em particular.

Leia mais sobre em: https://bitcoin.org/pt_BR

Programa de Afiliados da Exchange Coinbase

A Coinbase é o lugar mais confiável do mundo para comprar e vender criptomoedas. Abra uma conta hoje e, se comprar ou vender pelo menos R$524 em criptomoedas, você receberá R$52 em bitcoin grátis! Leia mais sobre em : https://www.coinbase.com/join/59075326f96609bfe60bb752

Program de Afiliados da Exchange Coinext

Qualquer usuário que possui conta ativa na Coinext pode participar.

Basta convidar amigos para criar uma conta na plataforma através do link gerado na sua conta, e você receberá 20%, 30% ou 40% em comissões mensais toda vez que uma ordem de compra ou venda de criptomoedas dos seus indicados for executada. Leia mais sobre em: https://coinext.com.br/index.html?aff=55652

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.